sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Estômago



Esse filme é GENIAL e o ator João Miguel é fantástico!
Bem no comecinho do filme não comprei muito a atuação dele não, mas rapidamente pude perceber a qualidade do seu trabalho.
Tenho a impressão de que não gostei no começo porque achei pouco convincente uma pessoa tão inocente daquele jeito (posso estar redondamente enganada). Mas o personagem, Nonato, vai ficando esperto bem rapidinho. A transformação é rápida mas podemos ver cada passo que ele dá até chegar ao Nonato que vemos no final do filme.
SPOILER! Pare de ler agora se você não quer saber o final ou partes importantes desse filme.
É uma pessoa completamente diferente, totalmente corrompida pela cidade grande e sem mais nenhum resquício de inonência (mas sempre muito divertido).
Também é muito interessante ver como o personagem vai “subindo na vida” através da comida. Cozinhar dá a ele um estranho poder sobre as outras pessoas. Eu nunca tinha pensado nisso (da forma em que é mostrado no filme, claro) mas comida é mesmo uma incrível moeda de troca.
Outra ótima atuação é da Fabíula Nascimento (a Íria). Senti várias emoções diferentes em relação a ela: achei engraçada, forte, tive pena e por fim, tive nojo. A cena em que ela transa com o protagonista enquanto come um prato de macarrão é repulsiva! Talvez fosse para ser engraçada mas não foi isso que senti.
O elenco é todo muito bom. Tudo é excelente nesse filme: história, roteiro, direção, ...
Tenho apenas uma crítica: o som. Como em todos, ou quase todos, os filmes brasileiros, o som é real demais. Se deixarmos em um só volume durante todo o filme, em alguns momentos não vamos ouvir muitas das falas e, em outros, os vizinhos vão reclamar do barulho. Talvez o som seja pensado apenas para o cinema e não para o DVD. Não sei dizer, só sei que é uma pena. Estraga um pouco da experiência ter que ficar ajustando o volume.
Mas, mesmo assim, esse filme é IMPERDÍVEL!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário